Com diferenças.

Em todo o mundo há estrelas a brilhar diariamente. Para que isso aconteça, temos de as deixar brilhar segundo as capacidades de cada uma sem nunca esperar que brilhem de igual forma. É necessário dar-lhes tempo e espaço para que desenvolvam todas as suas capacidades. Contamos convosco!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Somatodispraxia


Quando se observa uma criança com dificuldade em interagir com o meio ambiente físico, em projectar e executar acções, é possível que possa apresentar dificuldades nas suas capacidades sensoriais e motoras. É um tipo de dispraxia que Ayres denominou de somatodispraxia.

Uma praxia é, de acordo com Ayres, a capacidade ou habilidade que o cérebro tem para organizar e executar acções desconhecidas. Qualquer projecto de acção motora passa por três passos consecutivos: 1) conceptualização da acção; 2) Formulação e selecção de uma estratégia; 3) Execução motora da acção.

Algumas características observáveis:
1) Sinais de entorpecimento motor;
2) Sensação de cansaço contínuo;
3) Baixa actividade fisíca;
4) Lentidão na aprendizagem de actividades quotidianas;
5) Dificuldades na motricidade grossa;
6) Problemas na manipulação de lápis e a desenhar;
7) Costumam observar e copiar;
8) Costumam falar das suas acções, mas não as realizam.


Quando detectados estes sintomas, para além de iniciar desde logo um trabalho interdisciplinar, há que orientá-lo dentro de uma perspectiva de integração sensorial.

in, Educadores de Infância, Outubro de 2008, nº40

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