Com diferenças.

Em todo o mundo há estrelas a brilhar diariamente. Para que isso aconteça, temos de as deixar brilhar segundo as capacidades de cada uma sem nunca esperar que brilhem de igual forma. É necessário dar-lhes tempo e espaço para que desenvolvam todas as suas capacidades. Contamos convosco!

sábado, 29 de maio de 2010

Dislexia


Pesquisas realizadas em vários países, mostram que entre 0,5% a 17% da população mundial é disléxica.

Os meninos disléxicos são, muitas vezes, incompreendidos pela sociedade. Sendo a crueldade na infância uma realidade, muitos são aqueles que são gozados ou criticados por trocarem letras em determinadas palavras.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de uma má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-económica ou baixa inteligência.
Segundo a pediatra do desenvolvimento Mónica Pinto, "a dislexia resulta de um défice da consciência fonológica que condiciona dificuldades específicas na leitura e escrita; tem uma base genética, embora possa ser modulada pelo ambiente". Maria José Mandim, psicóloga do Centro de Desenvolvimento Infantil de Braga, acrescenta que as crianças com dislexia "apresentam uma dificuldade da aprendizagem da leitura e aquisição do seu mecanismo, sem qualquer perturbação sensorial e psíquica já existente". Além disso, apresentam dificuldades em "reflectir sobre estruturas sonoras das palavras (metafonologia)".

No Pré-escolar, existem vários factores a ter em atenção:
    • dispersão;

    • fraco desenvolvimento da atenção;

    • atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;

    • Dificuldade em aprender rimas e canções;

    • Fraco desenvolvimento da coordenação motora;

    • Dificuldade em quebra-cabeças;

    • Falta de interesse por livros impressos
O facto de uma criança apresentar algum destes factores não é determinante para a existência de um quadro de dislexia. Porém, o caso pede uma maior atenção/estimulação nessas áreas.

Informação complementada com excertos da revista "crescer- regresso às aulas".

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